terça-feira, 24 de julho de 2012

Molho à bolonhesa!

Voltei a me animar gastronomicamente! 
Passei os últimos dias sem apetite para nada, tpm que veio com tudo e mais um pouco! Hoje, estou recuperada kkkk
Ganhei lindos e atenciosos presentes de aniversário:


um ovolactovegetariano e dois veganos, já dei muitas vasculhadas neles e marquei algumas receitas que me chamaram atenção :D (Obrigada cherzinho, marcelinha e wani)
Hoje fiz um macarrão com molho a bolonhesa! Foi interessante, pois não achava que ia ficar muito bom, já que nunca fui fã desse molho antes de deixá-lo vegetariano. Então, foi o máximo, depois de uma crise de falta de apetite, comer algo e seu sabor me surpreender positivamente!

Para fazer o molho refoguei cebola e alho no azeite, depois coloquei tomate pelado, sem sementes e picado, um tablete de caldo de legumes (mas to querendo evitá-los, pois possuem muito muito sódio), extrato de tomate e sal. E o macarrão eu cozinhei junto com folhas de manjericão :) Ah, e, depois, botei por cima queijo ralado. Curti! Acho que esse molho também fica bom num pãozinho e dá pra fazer tudo bem rapidinho, mas confesso que tive uma mãozinha extra de minha mamys linda.

Já que falei em sódio, alguém já reparou na quantidade de sódio que tem num miojo??? Minha gente são uns 80% do que você deve consumir diariamente! Fiquei chocadaaaa!!! Eu gosto de um salzinho sabe e como tem muitos casos de hipertensão na minha família, to tentando ser cuidadosa com isso.

And, that's all, folks!
Aceito comentários, *-* são estimulantes. 


RECEITA: 

INGREDIENTES:
500g de macarrão de sua preferência
250g de proteína texturizada de soja
04 tomates maduros, sem pele, sem sementes e picados
06 dentes de alho amassados
01 cebola picada
03 colheres (sopa) de azeite de oliva
01 tablete de caldo de legumes
01 caixa de polpa de tomate
Sal, folhas de manjericão e queijo ralado a gosto

PREPARO:
Primeiramente, prepare a soja: coloque a soja dentro de uma panela com o dobro de água, deixe ferver por uns 5 minutos. Escorra a soja e lave com água  fria e depois aperte com as mãos a soja para retirar bem a água dela. Reserve.  

Refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Acerscente os tomates e refogue com o tablete. Depois, junte a polpa de tomates e deixe ferver. Após ferver, junte a soja e deixe cozinhar em fogo brando. Coloque o sal. 

Cozinhe o macarrão com folhas de manjericão na água. Escorra, coloque em uma travessa e bote o molho por cima, coloque queijo ralado.

(eu nunca sigo perfeitamente as medidas, vai um pouco de olhômetro também)



terça-feira, 17 de julho de 2012

Relaxando na cozinha



http://www.mulher30.com.br/2011/12/relaxando-na-cozinha.html?spref=bl




ohhhh vida! Sempre assim kkk

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Strogonoff!

Ontem eu me empolguei e comprei dois subways vegetarianos *-* Comprei dois porque por algum mistério da humanidade o vegetariano de 30 cm é mais caro do que dois de 15 cm! Okay né... E fui pra Gravatá linda *-* 

Hoje, no almoço, fiz strogonoff de soja! Só de olhar a foto já estou com água na boca HAHA meu pai disse que tava bom!!!!!!! É a primeira comida com soja que ele diz que gosta. Claro que as outras ele implica, mas, no fundo, ama que eu sei. Fiz uma quantidade boa e não sobrou nada pra contar história. 

Para fazer o strogonoff, não usei a soja que geralmente uso, que é uma soja mais escurinha, ela leva corante de caramelo e é usado mais pra substituir coisas relacionadas à carne vermelha. A que eu usei, é só a soja (segundo os ingredientes da embalagem), ela é mais clarinha. Hidratei a soja, refoguei cebola e alho, coloquei a soja e fui colocando os temperinhos, sal, pimenta, tempero de legumes, catchup, mostarda e, por último, o creme de leite :)


Faltou um milhinho pra ficar perfeito, comi só com batata palha! Achei, modestamente kkk, muito bom.

E, agora, to comendo bananda com granola, aveia e leite condensado! nhamiiii



RECEITA: 

INGREDIENTES:
250g de proteína texturizada de soja
01 tablete de caldo de legumes
01 colher de azeite de oliva
01 cebola média picada
02 dentes de alho amassados
01 caixinha de creme de leite
100g de catchup
100g de mostarda
100g de cogumelos cortados em lascas (não coloco porque não gosto)
Sal e pimenta do reino

PREPARO:
Primeiramente, prepare a soja: coloque a soja dentro de uma panela com o dobro de água, deixe ferver por uns 5 minutos. Escorra a soja e lave com água  fria e depois aperte com as mãos a soja para retirar bem a água dela. Reserve.  (Ao menos eu hidrato a soja assim :P)

Refogue a cebola e o alho no azeite de oliva, acrescente a soja e deixe "fritar" um pouco. Coloque a mostarda, o catchup, a pimenta, o caldo de legumes, o sal e deixe cozinhar em fogo brando. Se começar a grudar na pela, coloque um pouco de água. Adicione o creme de leite e os cogumelos e sirva com arroz. Eu gosto de colocar batata palha e milho também!



terça-feira, 10 de julho de 2012

Cupcakes!

Um post pros cupcakes! Há um mês comprei as forminhas e desde então não consigo parar de fazê-los, porque eles ficam tão bonitinhos e são tão práticos de dar pros outros. Sim, adoro distribuir cupcakes HAHAHA A receita que uso, geralmente, é a do bolo nega maluca, que leva água, ai fica beeeem molhadinho :D 


Queria deixar a receita dos meus cupcakes vegana, em prol de fazer alguns amigos meus provarem, ela não usa leite e dá para substituir a margarina por creme vegetal, agora não sei como substituir os ovos ainda.. Dei uma procurada na internet e vi que há várias possibilidades, se a intenção é só dar "liga" ao bolo, mas preciso por em prática pra saber se fica bom e repassar o/ 


Já fiz cupcakes de milho também e botei cobertura de brigadeiro branco, ficou muito bom! Só esqueci de tirar foto HEHEHE


O primeiro cupcake, fiz pro aniversário de Vítor :



Os mais recentes (com participação especial de minha priminha Camila de 5 anos):



Eu e Marcela tivemos a ideia também de cobrir os cupcakes com chantilly e m&m's, ficaram lindos e gostosos, mas a safada não me passou as fotos!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Venenos de Ratos


Acredito que seja importante uma observação sobre os famosos venenos de ratos. Eu não vim aqui defender os ratos em prol da minha ética vegetariana, pois eu sei que, de maneira geral, eles são grandes transmissores de doenças, como a leptospirose. A questão não é essa e, sim, o uso irresponsável de venenos.

Como muitos sabem, meu pai é veterinário e eu já perdi as contas de quantas vezes, de madrugada, meu pai socorre cachorros e gatos envenenados. Quando o veneno é velho ou “os donos” (não gosto dessa expressão) veem o animal ingerindo e, na mesma hora, procuram ajuda veterinária, os animais têm uma chance maior de sobreviver, mas, infelizmente, essa é a exceção: o que ocorre é que apenas se percebe que há algo de muito errado quando os animais estão tendo convulsões, chorando de dor ou outras coisas mais que eu não quero descrever. E aí, já é muito tarde... raramente eles sobrevivem e morrem depois de muito sofrimento.

Se na sua casa se está tendo problemas com ratos, adote um gatinho! Sua vida ficará mais colorida por diversos motivos. Minha gata mesma é a protetora, também, da casa do meu vizinho, que tem pavor a ratos.

E, sem falar, que esse venenos (tipo chumbinho) não resolvem o problema, pois um ou dois ratos morrem e pronto, é como se eles avisassem aos outros para não ingerir “aquilo”. Que tal começar aumentando a higiene? Que tal fechar melhor a sacola de lixo?

Quem não sabe o que é amar um animal não imagina o tamanho da dor de ver aquela criaturinha indefesa sofrendo tanto, é como perder um filho... Como perder um filho? Crianças (e adultos) também já morreram por ingerirem acidentalmente veneno de rato... Bem, pense nisso antes de tomar uma atitude irresponsável (e egoísta) desse tipo.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Bife de Soja!

Hello, hello,


Eu disse que ia fazer batatas recheadas, porém terminei nem fazendo >< maaaas tive diversas experiências vegetarianas, esses dias, no mínimo interessantes :) Na sexta-feira, fui a um restaurante vegetariano perto da Rural e, como cheguei tarde, não tinha mais algumas coisas do cardápio do dia, mas consegui chegar a tempo de provar uma deliciosa "carne" feita com jaca! Nunca tinha ouvido falar, achei muitoooo boa, preciso aprender a fazer, não sei explicar como era, só sei que amei e olha que odeio jaca. Infelizmente não deu para tirar foto, mas achei uma imagem no google bem semelhante: 



Junto com a carne de jaca, comi macaxeira frita (que tava divina), salada, arroz, feijão, tava tudo ótimo. Sábado, em Gravatá, tensão na hora de ir almoçar com meus pais, achei que ia ficar com batatas fritas e só, mas terminei pedindo um queijo coalho que vinha com pimentão, berinjela, cebola e umas torradinhas, botei um azeite e ficou uma delícia e pedi também umas batatas recheadas com catupiry, as batatas eu comi junto com um tomatinho, mas acho que as batatas recheadas tinham como ficar mais gostosas do que realmente estavam... A fome tava grande e eu só lembrei de tirar foto quando o queijinho já tinha quase todo ido embora, então tirei só da batata:


E, hoje, eu fiz os bifes de soja que, como tinha dito antes, encontrei pra vender no bompreço, eu gostei um bocado e, se não me engano, o pacote foi 4 reais no máximo. Temperei com alho, pimenta e sal, refoguei umas cebolas e tcharam! Um pouco apimentado apenas. Achei bem prático, só não mais do que fazer vários hamburguinhos e congelá-los para depois só fritar. 


Ressaltando o que diz na embalagem: "Não contém ingredientes de origem animal"


Eu nem gosto de cebola desse jeito,mas dá um gostinho especial e minha mãe gosta, então, é bem aproveitada HEHE :D Em relação a doces e outras sobremesas, não tenho restrições, já que como leite e ovos, quarta-feira mesmo fiz com minhas amiguinhas lindas (Marcela e Mirella) deliciosos cupcakes, que ficaram tão fofinhos!!! To viciada em fazer cupcakes :B










Bem, é isso :)