terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Canada: can I stay here?


Quase dois meses aqui e o sentimento é: tempo, passa mais devagarinho que tá tudo tão bom! Tanta coisa que ainda quero fazer aqui e tão pouco tempo e entre uma neve e outra, tenho que estudar um bocado! Canadá, você me conquistou.

Universidade
- Descobri uma nova paixão: direito internacional econômico. Não sei nem como lidar com esse novo interesse, foram tantos períodos reprimindo Direito Comercial na faculdade, que gostar dessa cadeira é uma novidade e tanto pra mim. Tenho prova essa semana, por sinal.
- Direito das mulheres eu já tinha certeza que iria gostar e só se confirmou, muitos textos interessantes, muitas perspectivas inovadoras (para mim). Às vezes eu me perco um pouco na aula, como há muito debate, duas professoras, nuances no jeito de falar, mas, até agora, tá indo. Tenho um projeto para fazer sobre tráfico humano.
- ONU: também é uma cadeira muito interessante, principalmente a análise mais crítica do sistema, além da compreensão do funcionamento em si da organização. Também tenho prova essa semana.
- Teoria das Relações Internacionais: era uma das cadeiras que eu estava mais interessada, mas me decepcionei um pouco. Difícil de acompanhar, muitos teóricos, muitos detalhes chatinhos. A última aula até consegui me prender mais e anotar tudo direitinho, vou tentar me esforçar mais, mas é muito monótona :~~

Ottawa
Passei um dia em Ottawa, a capital do Canadá, fui de manhã cedinho com uma agência de viagens para estudantes (Interstude) e voltei de noite. É uma cidade simpática, conheci o parlamento canadense, visita muito interessante, o que mais gostei foi da biblioteca do parlamento, lindíssima, alguns museus, ruas com lojinhas muito simpáticas.
Um dia não foi suficiente para conhecer tudo que queria e como fomos num domingo, tudo de 17h já tava fechado.
Eu e Pamela no Parlamento
Les femmes sont des personnes
A biblioteca

Carnaval du Quebec
No fim de semana retrasado (13 e 14 de fevereiro), fomos (eu, Jéssica, Kelsie, Zoum, Silvia, Marta, Amelie e Laura) à cidade de Quebec, para conhecer a festa gelada de Carnaval de lá, alugamos dois carros (inclusive, fui uma das motoristas. Não sei como funciona nas outras províncias canadenses, mas aqui eles aceitam a carteira de motorista brasileira de boa) e partimos pro fim de semana mais gelado da minha vida.
Bem, ao chegarmos lá a sensação térmica era de -30º, fomos pro palácio de gelo e depois passeamos pelas outras coisas que tinham do festival, esculturas de gelo, brinquedo que despenca (sei lá o nome) etc. Zoum não aguentou o frio, porque estava apenas com tênis normais e não botas de inverno, e voltou pro hostel.
De noite teve uma parada de carnaval com carros alegóricos e tal, meio decepcionante, nada muito especial e estava muitoooo frio (-35º) dava pena do pessoal lá marchando/dançando.


Eu e Kelsie achando o frio pouco






No domingo, igualmente frio, caminhamos pela cidade, o dia estava lindo e fomos para as Chutes de Montmorency, dessa vez, consegui vê-las! Adorei. Em dezembro tinha sido impossível ver alguma coisa com a tempestade de neve.



Enfim, pegamos a estrada e fomos para o Domaine de la Forêt Perdue, que fica no caminho entre Quebec e Montréal. Que lugar fantástico! O único defeito foi que não chegamos mais cedo. Pista de patinação no gelo no meio de uma floresta, incrível, fiquei apaixonada pelo lugar e a sensação térmica estava mais agradável por lá. Espero ter a oportunidade de ir lá de novo, me senti a própria chapeuzinho vermelho hahahahah. Por sinal, minhas habilidades de patinação estão melhorando, sem mais quedas uhuuuul. Depois desse fim de semana fiquei 4 dias com alguns dedos das mãos dormentes e formigando HEHE.




Traîneau à chiens
Ontem, fui com Jessica, Zoé, Kelsie, Alberto, Andrea e Sara para Mont Tremblant, um passeio organizado pelo Centro Esportivo da universidade, para passear com cachorros de trenó.
No começo eu fiquei meio duvidosa, se eles tratavam bem os cachorros, se não era algo danoso a eles e comecei a pesquisar na internet sobre o assunto e li que normalmente os Huskies Siberianos adoram essa atividade e é boa pra que eles se exercitem e tal. Chegando lá, vi que os cachorros eram bem tratados e realmente queriam muito puxar o trenó, como se fosse uma brincadeira pra eles, ficavam latindo e pulando pra serem escolhidos pra ir. Só achei as casinhas deles muito pequenas.
Tinha até uns cachorrinhos pra adoção (e não venda)! O guia me explicou que os cachorros participam do trenó até quando querem, não há uma idade certa pra se aposentarem, vai da vontade deles, pois tinha um lá que já tinha dez anos e sempre insistia em continuar participando.
My german mom ♥
Paquerando o doggie e ele nem aí pra mim
A trupe completa! 

Charmosíssimo

Cada trenó iam três pessoas, contando com o guia responsável, eram bem levinhos e puxados por, se não me engano, oito cachorros. O passeio durava uma meia hora, foi bem divertido, nas curvas eu achava que ia voar, mas tudo bem hahahaha.

Le café des chats
Já que falei dos cachorrinhos, não poderia deixar falar do café mais lindo, maravilhoso e fofo do universo!!!! Um café cheio de gatinhosssss, muitos peludos fofos. Quero ir sempre lá! Eu e as meninas marcamos de ir e quando estávamos perto da hora ir, vi no facebook que era o dia mundial dos gatos (17/02), faltei pular de felicidade hahahah. Tão relaxante o café, tão legal. Você tem que tirar os sapatos para entrar lá, higienizar as mãos e depois é só curtir os gatinhos! Queria apertar todos.
Os gatos de lá são todos resgatados! E quero a decoração do café pra minha casa hahaha.
O melhor de tudo foi Kelsie que foi dizendo que odiava gatos e saiu de lá bestinha, com a carteirinha do clube das crazy cat ladies, mais uma pro time!

King Kong

Quero na minha casa


"Será que vai chover?"

Pegando um bronze legal
Snow


E é isso! Partiu estudar e estudar mais um pouco! Semana que vem é o "spring break", folgazinha depois das provas (embora que eu tenha prova logo depois também), sem aulas, irei para Toronto e Chicago com Pamela e encontrarei Laurinha, a recifense mais apaixonada pelo Canadá, em Toronto ♥

Dicas de lugares imperdíveis em Chicago? :D





sábado, 6 de fevereiro de 2016

A saga dos patins

Primeiramente, minha bolsa chegouuuu!!! Uhuuuul. Eles deram o prazo de dois meses, mas chegou com um mês. Obrigada pelo investimento, querido Governo Canadense! Podem deixar que farei bom proveito.

Esses dias resolvi que iria comprar um par de patins pra poder sempre patinar e sem precisar alugar patins toda vez (o que sai bem mais caro do que comprar), ao mesmo tempo não queria gastar $100 em um patins, então resolvi olhar num site muito prático daqui pra revenda de coisas usadas: kijiji.ca. Jéssica comprou os dela por $30 lá e também calça de neve e outras coisas, você olha o que estão anunciando, manda o email pra a pessoa e marca de se encontrar em uma estação de metrô ou algo do tipo. Então selecionei uns 5 anúncios que me interessaram, todos entre 15-25 dólares e dias e dias e NINGUÉM me respondeu.

Finalmente, quatro dias depois, uma mulher me respondeu e marcamos numa estação de metrô aqui por perto. Quando chego lá, vejo a mulher com uns patins minúsculos, era a numeração infantil! Aqui não é numa escala normal, eu calço 10 mulher (40 na numeração brasileira) ou 8,5 homem, mas tem o 10 homem (que é muito maior) e o 10 infantil também. Resumindo, uma complicação danada, não podiam fazer algo lógico não. Fiquei com uma cara de bunda olhando pra mulher, perdi meu tempo precioso e voltei pra casa e mandei mais alguns e-mails.

Olhei no site do walmart e vi que tinham algumas opções entre 40/50 dólares. Só que não tem nenhum walmart aqui por perto.

Então, outra mulher respondeu, $20, confirmei que era o 10 ADULTO MULHER, tudo em boas condições, beleza, mas a mulher morava super longe, combinamos assim mesmo de nos encontrarmos numa estação de metrô no fim do mundo, mas tava valendo. Chegando lá, a estação era enoorme, não sabia onde procurar a mulher, não tinha wifi disponível, fiquei que nem uma barata tonta, até que ela me viu (eu havia descrito minha roupa) e quando ela mostrou os patins, bem, não eram infantis, mas definitivamente não caberiam no meu pé de princesa, aquilo não era um 10 nem aqui nem na China, mesmo assim ainda tentei provar né, o pé nem entrou HAHAHA e a senhorinha lá 'é, mas eu vi em algum lugar que era um dez!' e aí ela me mostrou um 10 aleatório que não tinha nada a ver com a numeração dos patins e mais uma vez fiquei com cara de bunda.

Perto da estação de metrô no fim do mundo, havia um shopping e uma placa enorme "LA CAGE AUX SPORTS". Lá vou empolgadíssima comprar e TCHARAM, era um restaurante, um "sport bar".
Enfim, no shopping tinha wifi e eu pensei "bem, lembro que tinha um walmart no fim do mundo, aqui é um fim do mundo, deve ser por aqui", o querido google maps ( ♥ ) me levou a um walmart a 15 min de distância a pé e lá vou eu, já sem esperanças, pro walmart. Chegando lá, um mar de patins, uma bagunça e a maioria de criança, até que acho um feminino, adulto, tamanho NOVE, provo, coube direitinho, vou olhar o preço: 20 DÓLARES!!! UHUUUL, Walmart, te amo.

Enfim, tenho lindos novos e baratinhos patins! Os quais estreei o mais rápido possível no lago congelado do Parc Lafontaine e, obviamente, me estabaquei no chão algumas vezes e meus joelhos - que já não são lá essa coisa toda - tão com enormes ronchas até agora (ao menos o joelho esquerdo que tinha ficado SUPER inchado voltou ao seu tamanho normal).





Essa semana o lago descongelou, chegou a fazer sete graus! O clima aqui tá muito louco, todos/as comentando que nunca viram um inverno tão quente, mas hoje já voltamos pra temperatura negativa (-6°). Estou pensando em fazer umas aulinhas de patinagem, pra fazer se deixo de ser humilhada por crianças de sete anos de idade que patinam melhor do que andam, é impressionante como no lago tinham crianças de uns três anos, com os pais ensinando e com pequenas barrinhas de apoio, não dá pra competir assim, gente! Bem, apesar da minha falta de habilidade, eu simplesmente adorei patinar! É realmente muito divertido e um bom exercício hahaha.

Se alguém tiver aí dicas de patinação ou sobre cidades, to aceitando! Vou pro Ottawa no domingo.

Bom Carnaval!