Pra começo de história, eu amo minha cidade e mais ainda meu estado, até costumo dizer que sou mais pernambucana do que brasileira, mas (e sempre há um "mas") eu fico pensando, há tanta coisa que poderia ser feita para Recife ser um lugar melhor.
Há alguns anos fui a Salvador e cheguei a conclusão que, embora a cidade seja ótima, Recife tem tudo para ser melhor, porém o turismo é todo atraído para onde? para Salvador e não para Recife. E a culpa é nossa que não pressionamos ou contribuímos para a cidade crescer, porque potencial turístico tem e muito! Em algumas aulas de história, eu percebi o quanto da nossa história é desprezada por falta de interesse e, consequentemente, de investimento. Há tantos castelos da época de Nassau simplesmente soterrados e ignorados, há tanta coisa no Recife Antigo que é deixada de lado e o conjunto mesmo é tão "mal tratado".
Eu não sou a melhor conhecedora da cidade, a maioria dos meus passeios e coisas parecidas são restritos à Zona Norte, ao mesmo tempo, já fui para muitas cidades de Pernambuco e vejo o quanto há de beleza e de diversidade natural e, em muitas delas, como tudo é organizadinho, a exemplo de Triunfo. Hoje, entretanto, resolvi inovar. Eu tinha que ir para o SENAC e seria muito simples descer na João de Barros e andar até a rua do SENAC, mas resolvi esperar o ônibus fazer a volta no centro da cidade.
Primeiramente, minha linda faculdade. Meu Deuuus, a faculdade de Direito é muito lindaaaa!!! Aposto que quem não sabe o que o que quer e opta por fazer Direito é para ter a chance de ficar paquerando diariamente aquela coisa linda e maravilhosa! E também as pontes, adoro as milhões de pontes, acho tão romanticamente lindo. Meu sonho é ver o transporte aquaviário ser implantado, de fato, aqui e honrarmos o título de "Veneza brasileira", porque condições naturais existem. Quando o ônibus chegou no Marco Zero, eu ainda estava lá, admirando de boa, reclamando mentalmente por não ter levado a câmera fotográfica e, então, alguns fatores me fizeram cair na realidade e lembrar de que antes de qualquer investimento na estrutura física da cidade, é preciso um investimento mental, porque sinceramente, sem educação nada vai para frente.
Ao chegar ao Marco Zero, senti logo um odor um tanto desagradável para estragar todo o meu anterior encanto e obviamente eu nunca poderia estar com minha câmera fotográfica porque ônibus passa longe de ser um lugar seguro para se estar tirando fotos distraidamente. E o transporte aquaviário? infelizmente não basta só "colocar os barquinhos na água", porque os rios são sujos, fedidos. As pessoas reclamam, reclamam, reclamam, mas jogam lixo nas ruas pela janela dos carros, jogam lixo nos rios e pronto! Quando dá a temporada de chuva, a gente já sabe o que acontece.
É dever do governo sim tentar manter tudo limpo, mas com um monte de porcos sujando diariamente, fica difícil. Aqui na rua onde moro, eu tive o triste exemplo. Do lado de algumas casas, havia uma pequena área onde as pessoas jogavam o lixo de qualquer jeito, sem saco, uma nojeira. Até que construíram uma lixeira enorme, para facilitar o recolhimento do lixo e para tentar deixar tudo melhor. As pessoas continuaram jogando o lixo de qualquer jeito, no chão, aleatoriamente. Aquilo me deu tanta raiva! São incontáveis os exemplos de falta de educação que levam a todos terem um pior ambiente e acho que parte de cada um não fazer o errado e colaborar com o certo, principalmente dando o exemplo. Não é só com isso que vamos tornar nossa cidade um lugar melhor e valorizar o enorme potencial que ela tem, mas é um pequeno começo.
E para não perder meu antigo costume, se leu, comenta ao menos um "Eu li" :)
First!
ResponderExcluirLilaa :)
ResponderExcluirNossa, otimo post, repetindo suas palavras no meu último post: não preciso dizer mais nada.
irei dizer mesmo assim!
Quando eu voltava ontem da faculdade, vim pelo recife antigo, vi um prédio pintado e lembrei de qnd ele não estava. Como a aparência muda, a aparencia de toda uma rua por causa de um predio, com cada detalhe valorizado. Então...pense: custava dá uma pintada? sério! mudaria tudo! Eu sei que não é só isso, mas os prédios - de uma cidade com uma história incrível - estão em completa deteroriação.
continuando...
ResponderExcluirAi vem...a comparação com Salvador.
É verdade, não sei se você tava na aula em que Tia betty falou sobre ter tentado levar os alemães à casa da cultura e em pleno domingo ela não estava aberta...¬¬ preciso falar mais?
As ladeiras de Olinda sem acesso.
E pra não falar desta semana reportagens exclusivas sobre o uso de drogas, assaltos e coisas assim no sítio historico.
Afinal, quais são as nossas realidades? e nossas lembranças?
Acabei de ver uma propaganda da HONDA falando sobre nossas lembranças...
A gente estuda historia, no meu caso, me apaixonei também pela história do Brasil...mas quando temos a oportunidade de manter nossas lembranças vivas, "nós" acabamos enterrando de vez [e no caso de coisas maravilhosas soterradas, literalmente mantemos assim] terrivel, acho melhor parar por aqui...
Ah..só pra citar mais um professor, lembro tb de Santiago falando: "Quando você ver um belo utilitario abrindo a janela e jogando os pacotes da Mac. no meio da rua, o q você pensa?"
Eu penso que o problema de falta de educação é pior do que a gente pensa. Mesmo pra quem diz ter cultura. . .
É, tava nessa aula de Bet e lembro de Santi falando isso! O problema da educação está longe de estar restrito as classes economicamente mais baixas.
ExcluirTu sabe também da minha paixão por história do brasil né? É isso que me irrita, ser "impedida" de ir lá "checar" o que aprendi!
eu li e gostei ^^
ResponderExcluirnathália C. F.
Fica o sentimento de tristeza de ver que limpar as ruas e as águas recifenses seria um desperdício do dinheiro público: no minuto seguinte a população sujaria outra vez.
ResponderExcluirConcordo com tudo que você falou. Nossa cidade poderia ser um lugar bem melhor de viver se o povo tivesse um pouco de educação. Fico indignada com tanta coisa errada e falta interesse dos governantes para modificar essa situação. Infelizmente, Recifede.
ResponderExcluirAdriane.
eu li! (:
ResponderExcluiradorei esse post sobre recife, nossa cidade merece ser muito mais do que é hoje!
adoro tuas confissões, lila! (:
beijo